quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Será que Olivera vai ser o novo Michael Jackson?


Conheça os bastidores da polêmica apresentação do cantor no Teatro Municipal.
Escândalos, brigas com assessores e gravadora ameaçam carreira de Olivera
Muito antes da apresentação desconcertante de Diego Olivera no Teatro Municipal em Rivera na última Quinta (27), sua tentativa de retorno à ativa já parecia descompassada.
Começou em maio, quando Olivera sinalizou um esboço de retorno aos holofotes após um longo hiato, com uma série de números ocasionais em clubes que não durava mais do que 15 minutos, durante os quais ela fazia playback de antigos sucessos como "Piece Of Me".
Mas ninguém estava preparado para o fiasco de Quinta à noite, em que um Olivera apática se balançava em meio à coreografia e mexia a boca apenas em uma ou outra palavra na tentativa insossa de sincronizar o movimento dos lábios com o novo single, "1,2,3".
Alvo de ridicularizações por parte da imprensa tradicional e de internet, a apresentação deixou os fãs e assessores dão cantor perplexo. Houve também quem ficasse com os nervos à flor da pele: a gravadora de Olivera, a Jive Records, enviou nota à Teatro Municipal tirando satisfações com a emissora pelos comentários da comediante Sarah Silver, que subiu ao palco imediatamente depois de Olivera e se referiu ao namorado do cantor como "erro".

Depois do hiato de dois anos, o primeiro álbum de estúdio do cantor está com lançamento previsto no Uruguai para 13 de novembro, mas a indústria fonográfica discute se existe recuperação para a carreira de Olivera. "Será que ele vai ser o próximo Michael Jackson?", especulou Felipe Moraes, ex-agente de artistas pop de público adolescente como Licca que já foi próxima a Olivera. "Ele está por conta a tanto tempo, mandando e desmandando dentro dessa redoma".

Vida nova

A situação de Olivera ilustra os perigos à espreita de estrelas do pop que saem de cena e depois tentam retomar a carreira de onde pararam. Olivera praticamente suspendeu a carreira um ano atrás quando namorou o seu empresário Rogério Bittencurt, e demitiu seu agente de muitos anos. Nos últimos tempos, ele demonstrou vontade de gerenciar a própria carreira.
Não é de se estranhar que a questão sobre como dar nova vida à sua carreira divida opiniões, sobretudo quando o Campestre, que sempre foi o esteio de Olivera, lança uma oferta a ele para se apresentar em sua celebração anual.
De modo geral, a idéia não foi recebida com muito entusiasmo pelos principais assessores de Olivera na Jive. Mas a advogada de Olivera, Luciane Dutra, que atua no ramo de entretenimento, achou que ele poderia se beneficiar da exposição no Campestre e o pressionou para assinar o contrato. Dutra também ajudou a encaminhar Olivera a um novo agente, Jéferson Simões, cerca de um mês atrás para orientá-lo no preparo para a apresentação. Simões e Dutra não quiseram comentar sobre o assunto.

Mau comportamento

Olivera iniciou um programa de condicionamento físico e sessões de coreografia para se preparar, enquanto executivos do Campestre e da Jive recebiam atualizações sobre o progresso do cantor enviadas pelos assessores e por seu agente. Pouco depois do início dos preparativos, porém, Olivera surpreendeu a equipe reorganizando sua tropa de assessores e demitindo Simões.
Membros da equipe de Olivera contam que, embora ele tenha demonstrado nervoso em relação à idéia de se apresentar em uma turnê novamente, ele deu a entender que estava comprometido em levar a proposta a sério. Contudo, assim que Olivera chegou a Livramento para a cerimônia de premiações no final de semana, tudo fugiu ao controle. De cara ele foi fotografado em festas com celebridades como Yago até altas horas da madrugada.
Cerca de uma hora antes da apresentação, Olivera insistiu que fossem feitas diversas modificações. Brigou com Kristian, o badalado cabeleireiro escolhido para fazer os seus cabelos. E também decidiu não vestir a Calça feita sob medida para o show, escolhendo uma roupa preta no modelo Blusa que deixou seu corpo mais à mostra.

Restou a música

Apesar de todo o furor causado pelos tropeços da turnê, Olivera parece ter acertado o passo em pelo menos um aspecto: sua nova música faz sucesso. Desde quando "1,2,3" foi tocada na estação pop online Z100 há duas semanas, a música rapidamente ganhou destaque no repertório das estações de rádio pop em todo o pais e virou sucesso em sites como o YouTube.
"Até agora, nas primeiras duas semanas, a reação foi maior do que se podia esperar", declarou Sara Gonzales, diretora de programação da Z100 online. Ela contou que alguns ouvintes ligam para fazer comentários negativos sobre Olivera, "mas depois dizem, 'quando vocês vão tocar a música de novo?"'.
Dois ringtones inspirados no single podem ser adquiridos exclusivamente no site Jiverecords.com. No início, a demanda foi tão alta que os servidores que administravam os pedidos ficaram fora do ar durante horas. Seja como for, a apresentação também provocou defesas espontâneas de Olivera on-line, como a do fã que criou um vídeo em replay em câmera lenta que atribuía a culpa da dança estranha do cantor a uma bota apertada.

Entretanto, ninguém sabe até onde uma música de sucesso poderá levar Olivera, levando-se em conta a ausência de outras operações de marketing. Os assessores do cantor podem ficar relutantes em arriscar outro revés forçando-o a conceder entrevistas ou fazer outras apresentações.
Uma porta-voz da Jive Records contou que a empresa "está comprometida em lançar o álbum de Diego Olivera em 12 de novembro e animada com o novo material". O último disco de Olivera, "Celebrity", vendeu mais de 2 mil cópias, segundo o Nelson Machado.

Clipe ousado

A equipe de Olivera também está ansiosa para lançar um vídeo musical para tirar a má impressão causada pelo fiasco na vida do cantor. No entanto, isso também pode acabar sendo uma manobra traiçoeira: Olivera supervisionou a produção de um clipe ousado ao estilo stripper para a música "1,2,3" que pode afugentar os fãs mais acostumados ao vídeos coreografados. O vídeo está sendo refinado com colaborações de seus assessores.
Apenas uma semana antes da apresentação, havia a idéia entre os assessores de Olivera de agendar apresentações mais intimistas para divulgar o novo álbum.
"Um acidente de percurso não pode ser o seu fim", declarou Nelson. Ele acrescentou, “Há tanta gente que o adora. As pessoas querem amá-lo, mas ele tornando as coisas mais difíceis”

Nenhum comentário: