sexta-feira, 16 de abril de 2010

Britney Spears concorda em divulgar suas fotos antes e depois do Photoshop

RIO - A cantora Britney Spears autorizou a divulgação de suas fotos para uma campanha da empresa de moda Candie´s antes e depois de serem alteradas digitalmente. As imagens originais foram divulgadas ao lado das retocadas, para que o público pudesse ver onde foram realizadas as mudanças.

Na primeira foto, Britney olha para a câmera, com os braços para trás. Na imagem original, é possível ver manchas nas panturrilhas e coxas mais grossas - imperfeições que são totalmente eliminadas com o photoshop. Já na segunda foto, em que a cantora está de costas, uma tatuagem é removida e as celulites desaparecem.
Em entrevista ao tabloide britânico Daily Mirror, uma fonte afirmou: "Britney tem orgulho de seu corpo - com imperfeições e tudo".

A polêmica dos retoques digitais
Em dezembro, a proibição da veiculação de um anúncio de um creme antirrugas com a modelo Twiggy, na Grã-Bretanha, esquentou o debate sobre o uso de retoques digitais. A propaganda suspensa trazia uma foto de Twiggy, de 60 anos, praticamente sem marcas de expressão, sugerindo que o creme poderia fazer milagres no tratamento das rugas e das olheiras.

Outros anúncios que chamaram a atenção pelo excesso de Photoshop foram uma campanha da Ralph Lauren de 2009, que retratou uma modelo tão magra que sua cabeça parecia maior que seus quadris, a imagem da atriz Jessica Alba, 'emagrecida' no calendário da Campari, e a da Gisele Bunchen para a London Fog, que teve a barriga de cinco meses de gravidez removida após a edição.

O Colégio Real de Psiquiatria na Grã-Bretanha lançou em fevereiro uma campanha contra fotos alteradas de modelos e celebridades que deixam as mulheres ainda mais magras numa tentativa de combater os chamados distúrbios de alimentação, como anorexia e bulimia. Segundo especialistas, manipular um pouco menos as imagens, ou deixá-las sem alterações, pode fazer com que as pessoas deixem de tentar alcançar uma perfeição física que não existe.

Nenhum comentário: